Buscar

Um novo futuro para a poluição plástica no planeta



O plástico faz parte das nossas vidas. Ele está na nossa rotina e em quase tudo o que possui. Esse material até pode facilitar a nossa vida, mas também traz uma série de problemas ambientais, especialmente os que são de uso único e descartáveis.


De acordo com o Greenpeace, nossos mares recebem 200 quilos de lixo por segundo, essa quantidade de lixo que poderia ser reutilizada ou reciclada forma verdadeiras ilhas de plástico flutuante, excesso e o destino destes resíduos preocupam, pois cada vez é mais difícil encontrar locais que não sejam afetados pelo lixo humano, esse problema prejudica a sociedade em diversos aspectos, como econômicos, sociais, políticos e ambientais.


Um estudo realizado pela Fundação Ellen MacArthur e o Fórum Econômico Mundial, estima que em 2050 os mares terão mais plásticos do que peixes, caso esses itens continuem chegando aos mares na concentração atual.


Em meio a tantas grandes tentativas para salvar o planeta da poluição inspirou três iniciativas repletas de engenhosidade para limpar os oceanos. Vamos falar sobre as ideias!


O primeiro projeto é feito pelo 4Ocean, essa iniciativa que, em apenas dois anos, coletou 1.930 toneladas de plásticos do oceano em 27 países e emprega mais de 150 pessoas no mundo, esse projeto utiliza barreiras barreira de contenção projetada para desviar lixo e detritos flutuantes, ervas marinhas e outras algas aquáticas invasoras. Ele está sendo usado por muitos resorts para manter suas praias limpas e ajudar a proteger o turismo e a vida marinha.


O segundo é o projeto levantado por um grupo de pescadoras de Kerala, o estado mais meridional da Índia, fazem parte de um projeto inovador de limpeza do oceano promovido pelas autoridades locais. Os barcos pesqueiros que saem para trabalhar nessas águas aproveitam cada viagem para recuperar resíduos plásticos e trazê-los para o porto, até o momento já foram mais de 25 toneladas de resíduo plástico retirado dos mares.


E em terceiro trouxemos o projeto de Andrew Turton e Pete Ceglinski que criaram uma lixeira flutuante, essa lixeira serve para coletar o plástico e uma parte dos óleos, detergentes ou combustíveis que flutuam nos portos, cais e clubes náuticos de todo o mundo. O projeto criado pelos surfistas já retirou mais de 55 toneladas de resíduos pelo mundo, com uma captura média de 2 toneladas por dia, isso é impressionante!


Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos que também se interessam por esse assunto!


A Velp Mais, oferecemos soluções em hidráulica e aquecimento solar a mais de 20 anos, trabalhando com carinho, tecnologia sustentável e responsabilidade com o meio ambiente e nossos clientes. Nosso telefone de contato é (11) 2915-8408, e estamos localizados no bairro Ipiranga, SP.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo