Buscar

São Paulo e a luta Sustentável




O relatório da ONU “Perspectivas da Urbanização Mundial” mostra que mais da metade da população está vivendo em áreas urbanas, a estimativa é que até 2050 essa porcentagem aumente e mais de 70% das pessoas no mundo morem em grandes metrópoles. A cidade de São Paulo é muito influente no cenário global, pois é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.


Hoje vamos explicar porque nossa cidade também é sustentável, apesar de inúmeros desafios que ainda temos, estamos caminhando para um futuro cada vez mais sustentável, nossa metrópole não é mais conhecida apenas pelas suas industrias e grandes centros comerciais, a preocupação por maior infraestrutura e principalmente implantação de tecnologias sustentáveis esta em alta nos projetos de São Paulo.


Gigante em tudo, a capital paulista é a cidade mais populosa do Hemisfério Sul, atualmente fazemos parte do Programa Cidades Sustentáveis, que oferece uma série de ferramentas, como uma agenda para a sustentabilidade das cidades, que aborda as diferentes áreas da gestão pública, indicadores e casos de boas práticas com referências nacionais e internacionais.


Neste cenário, cada vez mais aumenta a consciência de que não é possível mantermos com o atual modelo de desenvolvimento, praticamente insustentável. Nós temos que criar a transição para um desenvolvimento, que integre as dimensões social, ambiental e ética, baseado em uma economia que seja verde e responsável.


O Rio Tietê e o Pinheiros de São Paulo são exemplos de projetos em desenvolvimento que contribuem para um futuro melhor, o plano do governo do estado envolve entre outras coisas, estabelecer mini-estações de limpeza para coletar e tratar o esgoto na capital paulista, ambos os projetos visam recuperar os rios e ampliar os índices de coleta, saneamento e tratamento das regiões metropolitanas.


Em São Paulo a conscientização não para apenas nos projetos, a população também faz parte do processo sustentável, e para isso o governo oferece o festival da Virada Sustentável, ele é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas, universidades, e demais instituições.


Gostou do nosso tema de hoje? A Velp Mais atende da melhor forma e oferece soluções em energia limpa em São Paulo capital e região, nosso propósito é entregar excelência no serviço de energia e aquecimento solar para famílias, empresários e investidores do país.

1 visualização