Buscar

Qual a importância da reciclagem?



Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto.


Ela faz parte dos três "R's" ou "erres": reciclagem, reutilização e redução. Como a reciclagem consiste em reprocessar um item, ela é diferente da reutilização (em que há apenas a utilização do item para outra função) e da redução (que consiste em diminuir o consumo de determinados produtos).


A etapa mais importante de como separar lixo para a reciclagem é dar o destino adequado para cada item. A maioria dos materiais recicláveis, como vidro, papel e metal, são recolhidos pelo sistema de coleta seletiva.


No Brasil, existem vários municípios que já oferecem esse serviço público, recolhendo materiais uma ou duas vezes por semana. Outra opção é entregar os produtos para os catadores de reciclagem, trabalhadores que obtêm seu sustento a partir desse reaproveitamento.


Esperamos que nosso artigo seja um incentivo para que você comece, hoje mesmo, a fazer a reciclagem em casa. Se cada um fizer a sua parte, nossa herança para as próximas gerações será um planeta mais limpo e saudável.


Nós da Velp Mais estamos preocupamos com o meio ambiente, entregamos soluções sustentáveis para projetos com aquecimento solar, que utiliza a radiação do sol como fonte limpa de energia térmica, continue acompanhando nosso Blog e conheça nosso trabalho.

1 visualização0 comentário