Buscar

O prejuízo do descarte plástico no planeta



O primeiro plástico sintético foi produzido em 1907, marcando o início da indústria mundial de plásticos. No entanto, o rápido crescimento na produção global de plástico nós trouxe até os dias atuais, onde uma das maiores preocupações é com o excesso de descarte desse material nas florestas, rios, oceanos e demais ambientes naturais.


Um simples passeio em qualquer praia, em qualquer lugar, e o espetáculo do lixo plástico está presente. Em todo o mundo, as estatísticas estão crescendo, assustadoramente, são toneladas de detritos de plástico, que variam em tamanho, desde grandes contêineres, redes de pesca até pelotas microscópicas de plástico, todos esses materiais poluentes são descartados todos os dias, em todos os lugares.


Para entender a magnitude da entrada de plásticos no ambiente natural e nos oceanos do mundo, devemos entender os vários elementos da cadeia de produção, distribuição e gerenciamento de resíduos de plástico. Isso é crucial, não apenas para compreender a escala do problema, mas também para implementar as intervenções mais eficazes de redução. Em 1950, o mundo produzia apenas 2 milhões de toneladas por ano. Desde então, a produção anual aumentou quase 200 vezes, atingindo 381 milhões de toneladas em 2019.


Em 2019, estima-se que 55% dos resíduos plásticos globais foram descartados, 25% foram incinerados e 20% reciclados. Com a maior população, a China produziu a maior quantidade de plástico, com quase 60 milhões de toneladas. Em seguida, vieram os Estados Unidos com 38 milhões, a Alemanha com 14,5 milhões e o Brasil com 12 milhões de toneladas.


Os plásticos se decompõem, embora não totalmente, em um longo período, em média de 100 a 500 anos. A menos que o plástico seja especialmente projetado para se decompor no solo, esses materiais podem durar muito tempo porque as ligações químicas que mantêm as moléculas juntas são frequentemente mais fortes do que o poder da natureza de separá-las.


Portanto, se o mundo está cheio de plástico, é devido à falta de civismo dos humanos e à pouca preocupação com o meio ambiente. Espero que tenham entendido a importância de reciclar, e que adotem medidas amigas do ambiente.


Nós da Velp Mais estamos preocupamos com o meio ambiente, entregamos soluções sustentáveis para projetos com aquecimento solar, que utiliza a radiação do sol como fonte limpa de energia térmica, continue acompanhando nosso Blog e conheça mais sobre nossos projetos.

0 visualização0 comentário