Buscar

História do aquecedor Solar no Brasil




O aquecimento solar é uma opção renovável de energia térmica, atualmente é uma das aplicações de maior viabilidade de uso, residencial ou comercial. Os aquecedores solares, amplamente empregados na atualidade para produção de energia térmica solar a baixas temperaturas, têm sido objeto de várias pesquisas e estudos desde o século XVIII.


Para aquecer água com fonte solar são utilizados os coletores, são sistemas de aquecimento que geralmente possuem mais de um painel solar, ligados em paralelo por um armazenador térmico de cobre ou inox e tubos para condução de calor. Seu material é extremamente resistente, e se bem cuidado possui longa vida útil.


Para entender melhor a história dessa tecnologia, os primeiros relatos e pesquisas sobre o uso do sol como fonte de energia térmica vem de 1767. O uso do vidro como matéria-prima comum levou algumas pessoas da época a pensarem em captar a energia do sol através dele.


Descobriram que a água poderia ser aquecida através de uma caixa revestida com isolamento térmico, foi aplicado um ambiente com vidro fechado e que conseguia aquecer a água de acordo com que os raios solares passavam sobre o sistema, o cientista construiu uma estufa especial com caixas de vidro de tamanhos diferentes que pudessem ser colocadas uma dentro da outra.


Com esse sistema criado por vidros foi possível identificar a diferença de temperatura da água que estava aquecendo e realizando uma troca devido a variação de densidade do líquido mais frio e mais quente.


Pouco depois, em 1800, sistemas mais complexos para obtenção do calor solar foram sendo testados, a tecnologia somente foi reconhecida por sua real eficiência após um inglês, John Herschel, construir uma estrutura com caixas pretas cobertas de vidro.


Após isso novos experimentos e estruturas foram sendo criadas, em 1881, descobriu que com sistemas mais complexos a temperatura da água poderia subir acima do ponto de ebulição e que se podia ferver água mesmo em lugares muito frios.


Assim, com o avanço dos estudos e ideias a eficiência dos sistemas foram crescendo, e em 1970 os primeiros aquecedores surgiam no Brasil. Até então, havia poucos brasileiros especializados no produto.


Nos anos 1980 surgiram os testes de qualificação de equipamentos e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que deu início à profissionalização da área. Em 1990 a tecnologia já era popular em nosso país, consequentemente a qualidade aumentou enquanto o preço diminuiu, e hoje, possui alta vantagem competitiva frente a outras tecnologias renováveis.


A Velp Mais atua no mercado entregando as melhores soluções em aquecimento solar para residências, edifícios e demais projetos, a 20 anos garantindo qualidade para todos os clientes, com um atendimento exclusivo, focado em qualidade, segurança e sustentabilidade.


Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com nosso time!

7 visualizações0 comentário