Buscar

Energias que podem ser aproveitadas de fontes naturais



Hoje vamos trazer um tema em alta, precisamos falar sobre fontes alternativas de energia, o sol é uma fonte energética abundante e ilimitada, sua utilização causa impactos muito positivos ao meio ambiente, além de garantir o melhor custo-benefício devido ao retorno significativo do investimento ao longo dos meses.


O Brasil recebe grande incidência solar, no entanto, não tem aproveitado este recurso como poderia, e a utilização da energia solar térmica não se restringe ao aquecimento de água, seu aproveitamento pode ser direcionado a processos de dessalinização, secagem de grãos, geração de vapor de água e até mesmo para produção de energia elétrica. Usos que ampliam para a indústria sua aplicação.


Entre as tecnologias para aquecimento solar estão os coletores solares, normalmente utilizados para aquecer a água para ducha, torneiras e piscinas. Então sabemos que nosso país é privilegiado pela abundante radiação solar, onde o sol aparece em média 280 dias por ano, além de ser detentor de uma das maiores reservas de silício no mundo, material utilizado na fabricação de painéis solares.


É realmente incrível a utilização dessa fonte em nosso dia-a-dia, a região menos ensolarada do Brasil apresenta índices solares em torno de 1642 kWh/m², que estão acima dos valores apresentados na área de maior incidência solar de países europeus, que mesmo com muito menos radiação solar, ainda detém liderança em investimento e utilização dessa fonte como geração de energia e aquecimento.


Atualmente a Alemanha está entre um dos países com maior investimento em estrutura para utilização da fonte solar, as políticas do país são direcionadas ao uso de fontes renováveis de energia, e eles possuem tamanho sucesso mesmo com radiação solar 40% menor que o índice da região menos ensolarada do Brasil.


Concluímos que o Brasil é um mercado crescente na utilização de energia limpa em residências, indústrias e no agronegócio, nosso privilégio em receber grande incidência solar evidencia as vantagens em construir um projeto sustentável, hoje a capital brasileira com maior desenvolvimento e estrutura para aproveitamento solar é a cidade de Belo Horizonte.

A Velpmais está em São Paulo, atendendo as maiores exigências do mercado na instalação e utilização dessa fonte renovável, trabalhamos com uma equipe qualificada, entregando qualidade, modernidade e excelência para todos os tipos de projetos, nosso objetivo é oferecer ao Brasil a oportunidade de ser referência e líder no mercado em fontes renováveis de energia, nós acreditamos no potencial e trabalhamos para um futuro melhor e sustentável.

2 visualizações