Buscar

Como funciona a reciclagem de pneus?



O mercado brasileiro é o sexto maior em volume de vendas de automóveis, e um dos maiores consumidores de pneus do mundo. Há projeções de que o Brasil seja o terceiro, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos no mercado de pneus. E especialistas dizem que quase um terço dos pneus vendidos no Brasil são importados.


O país que tem milhões de unidades de veículos vendidas todos os anos, precisa dar um destino certo aos seus pneus velhos.


Não há necessidade e nem podemos jogar os pneus em aterros, já que ocupam muito espaço e demoram cerca de 600 anos para se decompor. Além disso, ao ser queimado, o pneu libera uma fumaça com alguns tipos de poluentes prejudiciais à qualidade do ar, como carbono e enxofre. Se descartado em rios, o produto dificulta o fluxo da água. Por isso é importante que exista um destino correto.


A maioria dos pneus velhos é reformada e retorna à sua fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços.


A partir daí este produto pode ser transformado em diversos objetos, dos mais variados setores, tais como solas de sapato, asfalto, tijolos de concreto, matéria-prima para produção de energia na indústria de cimento, entre outros.


Um exemplo de iniciativa sustentável por parte de empresa é a da marca de pneus Pirelli, que lançou a linha Verde Performance no Brasil, com emissão de CO2 reduzida.


O reaproveitamento de pneus, como todo processo de reciclagem, precisa da participação de todos para ter êxito. Indústria, comércio e consumidores devem fazer cada um sua parte para que o potencial poluidor dos pneus seja minimizado.


Gostou do nosso tema de hoje? Esse é um passo em sustentabilidade que ajuda o meio ambiente e o futuro do nosso país.


A Velp Mais atua no mercado entregando as melhores soluções renováveis, utilizamos a fonte solar para aquecimento da água em residências, edifícios, indústrias e demais projetos, a 20 anos garantindo qualidade para todos os clientes, com um atendimento exclusivo, focado em qualidade, segurança e sustentabilidade.

6 visualizações0 comentário