Buscar

Como construir um projeto sustentável?



O mundo respondeu de forma negativa para o crescimento populacional nas últimas décadas, a rápida urbanização contribui para a inadequação de serviços básicos e infraestrutura, bem como o crescimento da poluição descontrolada, tudo isso aumenta a vulnerabilidade da natureza e dos recursos naturais.


A sustentabilidade é inevitável para a sociedade continuar seu desenvolvimento, sua importância não é apenas para conservar as gerações futuras, mas também para garantir o sistema ecológico atual. Vamos explicar e mostrar como investir em um projeto renovável.


O sol é um exemplo de fonte limpa abundante e ilimitada, sua utilização causa impactos muito positivos ao meio ambiente, a utilização de energias renováveis é um mercado crescente, no Brasil já é utilizada em transportes, hospitais, estádios, comércio, indústrias e até lazer, a sustentabilidade é pensar na vegetação do ambiente urbano reduzindo as emissões de gases tóxicos e promovendo energias renováveis ​​para conservar e proteger os recursos naturais.


A tecnologia nos permite usar a luz do sol como fonte ilimitada de energia, com tantas possibilidades os dois tipos de energia solar mais buscados são as térmicas e as fotovoltaicas. A primeira normalmente é utilizada para aquecimento de água, seja para utilização nas casas, em processos de dessalinização, secagem de grãos, geração de vapor de água, entre outras possibilidades, a segunda é focada em geração de energia elétrica, seja para residências, comércios, indústrias ou setor agropecuário.


O aquecedor solar é um sistema formado por coletores (que são as placas solares que geralmente são instaladas nos telhados) e reservatório. A luz do sol é transformada em calor, que é absorvido pelos coletores aquecendo a água nas mais variadas formas, normalmente as placas são dispostas para a direção Norte, por estarmos no hemisfério sul do planeta, com isso é aquecida e levada para o reservatório térmico chamado boiler, onde mantém sua temperatura pelo tempo apropriado.


Já a energia fotovoltaica, resulta da conversão do sol em energia elétrica, os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em áreas no solo, e não apenas em telhado, para utilização dessa fonte de energia é necessário realizar a instalação de uma estrutura de qualidade, contendo um painel composto por células fotovoltaicas responsáveis por transformar os fótons da luz do sol em energia.


Se ainda restar dúvidas sobre qual economia você quer promover na sua casa ou empresa, entre contato com a equipe da Velpmais, oferecemos soluções em aquecimento solar a mais de 20 anos, trabalhando com carinho, excelência e responsabilidade com o meio ambiente e nossos clientes.

2 visualizações