Buscar

Carros ecológicos para um deslocamento mais consciente



Embora estejamos sempre a favor de andar de bicicleta, caminhar ou utilizar transporte público quando possível, a maioria de nós precisa de carros para trabalhar, especialmente nas metrópoles. Felizmente, fabricantes de automóveis específicos começaram a priorizar o impacto ambiental das emissões de combustível, bem como a pegada de longo prazo da criação de automóveis.


Um veículo verde, veículo limpo, veículo eco-friendly ou ambientalmente amigável são automóveis que produz impactos menos prejudiciais para o ambiente do quando comparamos com os motores de combustão.


Os veículos verdes incluem veículos que funcionam total ou parcialmente com fontes alternativas de energia que não sejam combustíveis fósseis ou menos intensivos em carbono do que gasolina ou diesel. Diferente dos veículos convencionais, esses funcionam com fontes renováveis ​​de energia.


Com a prática e processos totalmente focados em sustentabilidade, as montadoras já investem em tecnologias sustentáveis e hoje é realidade presente em vários veículos no Brasil. Confira algumas tecnologias desse mercado em nosso artigo de hoje:


A primeira tecnologia são os freios regenerativos, eles são mais habitualmente vistos em veículos elétricos ou híbridos, esses sistemas reaproveitam ao máximo a energia cinética do carro em frenagens, transformando-a em elétrica enquanto reduz a velocidade do veículo. Ao serem acionados os freios a energia resultante normalmente desperdiçada é transformada em eletricidade e levada a um capacitador, o qual alimenta o sistema propriamente dito, o qual, ligado ao eixo de propulsão do motor, faz com que ganhe potência.


Segundo destacamos o sistema start e stop, esse recurso já faz parte de modelos de diversas marcas e uma tendência forte para todos os veículos do futuro, sua função é desligar o carro automaticamente quando o veículo para em um sinal vermelho ou em um trânsito, e só retorna a ligar quando o motorista retira o pé do freio e acelera.


Em último destacamos uma ideia ainda mais futurística, os veículos movidos a hidrogênio, é um recurso renovável e de fornecimento ilimitado, sua queima é totalmente limpa. Por enquanto, isso é apenas uma tendência, mas algumas montadoras já possuem protótipo desses veículos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo