Buscar

Aquecedor Solar: Problemas e Soluções

Atualizado: 25 de ago. de 2021



Como o nome sugere, o princípio de funcionamento dos aquecedores solares é converter a radiação solar em calor, que é usado para elevar a temperatura da água usada em chuveiros, torneiras e até em processos industriais.


O aquecedor solar é composto por placas coletoras de calor, cuja localização é estratégica e pode receber o máximo de luz solar possível. A água passa por tubos de cobre ou aço inoxidável e é aquecida. Em seguida, ele é enviado para um armazém quente, também chamado de caldeira, geralmente feito de aço inoxidável.


Para garantir o atendimento da demanda de água quente, os aquecedores solares devem ser instalados de acordo com o tamanho correto, que se baseia no número de pessoas a serem atendidas e na quantidade de pontos de abastecimento de água.


O tamanho dessa demanda afetará o investimento necessário para o conforto dos aquecedores solares de água. Deve ser feito regularmente. Porém, não impede 100% de problemas que podem afetar o equipamento. Portanto, veja quais são os contratempos mais comuns e como resolvê-los.


A solução para aquecedores solares que não podem ser aquecidos adequadamente geralmente envolve a limpeza adequada da placa coletora. Por serem expostos ao ar livre, eles ficaram embaçados e afetaram seu desempenho com o tempo, o que é normal.


Idealmente, a limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por ano. No entanto, isso pode variar dependendo do local de instalação. Com o tempo, o isolamento do reservatório perderá sua eficiência. Portanto, a integridade dos componentes revestidos deve ser verificada pelo menos a cada 6 meses. Isso pode evitar a perda de eficiência do aquecedor e danos materiais causados ​​por vazamentos.


Os vazamentos podem ser causados ​​por uma série de problemas, incluindo o fim da vida útil dos componentes, pressão de água insuficiente e até mesmo instalação incorreta do equipamento.


Na instalação de aquecedores solares de água de alta pressão, alguns acessórios serão utilizados para garantir a segurança e aumentar a durabilidade do sistema. Esses acessórios, como vasos de expansão, válvulas de segurança, reguladores, etc., devem ser verificados periodicamente. Devem estar em perfeitas condições de funcionamento para evitar maiores problemas.


A VelpMais atua no mercado entregando as melhores soluções renováveis, utilizamos a fonte solar para aquecimento da água em residências, edifícios e demais projetos, a 20 anos garantindo qualidade para todos os clientes, com um atendimento exclusivo, focado em qualidade, segurança e sustentabilidade.


3 visualizações0 comentário